Em um país com dimensões continentais como o Brasil, o qual possui uma rede de 1.720.700 km de estradas e rodovias, milhares de veículos (de passeio ou caminhões) rasgam as rodovias diariamente transportando vidas e os mais variados produtos. Ao trafegar com 80 km/h ou 100 km/h nas BRs 116 e 324 (trechos sob concessão da VIABAHIA), os condutores não imaginam que por trás da eficaz funcionalidade dessas rodovias, está implantada em seus subsolos a tecnologia de rede óptica instalada pela IPQ.
E para efetivar essa intervenção a concessionária optou pela contratação da IPQ, uma vez que já faz parte da rotina da empresa projetos grandiosos e, com um alto grau de complexidade. Com isso foi realizada, em um período de dois anos, a implementação da rede de cabo óptico, incluindo GPON e CFTV, em um trecho sob concessão da VIABAHIA nas rodovias BRs-116 e 324, totalizando 680 km. A obra compreendeu, o Contorno Sul de Feira de Santana e Anel Viário de Vitória da Conquista; BA-526 (entrada da BR-324 / entrada da BA-528) e BA-528 (entrada da BA-526 – acesso à Base Naval de Aratu).
A concessionária que presta um importante serviço de relevância social, não contava com uma conexão de rede no trecho o qual possuía a concessão. Por isso, suas ações operacionais ficavam extremamente prejudicadas, já que não havia uma comunicação eficaz do setor o qual presta assistência aos usuários, bem como a conectividade entre as praças de pedágio. Com isso, serviços como emergência médica, socorro mecânico e remoção por guincho, por exemplo, não tinham um atendimento com a celeridade a qual os usuários merecem.
E para otimizar os serviços que a concessionária disponibilizava, a IPQ promoveu diversas soluções, dentre as quais destacamos o lançamento de cabo óptico aéreo e subterrâneo, com a utilização da técnica de sopramento em um trecho de 680 Km; implantação do backbone óptico; infraestrutura de telecomunicações nas praças de pedágio, entre outras. Através dessas intervenções, a concessionária tornou suas ações operacionais com conectividade de alta performance, disponibilzando um serviço de excelência a todos os seus clientes. E ainda promovendo um salto de qualidade nas rotinas operacionais e administrativas das praças de pedágio.
Foto: assessoria de comunicação