Núcleo de Operações de Rede da IPQ

O Núcleo de Operações de Rede (NOC) exerce um papel de fundamental importância, dentre as ações estratégicas de atendimento ao nosso cliente. Trata-se de  um setor que monitora em tempo real todo o ambiente de rede, podendo ser câmera, sistema de alarme, controle de acesso (pessoas e veículos), Data Center, dentre outros. O principal objetivo  do “NOC”, é identificar e resolver, de maneira preventiva possíveis complicações de funcionamento dos equipamentos instalados, a fim de que não haja necessidade de deslocar uma equipe de campo, para solucionar o problema. Os procedimentos têm um nível tão alto de eficácia, que em alguns casos, o cliente nem percebe que o equipamento foi acometido por alguma falha e voltou a funcionar.

Com o objetivo de oferecer um serviço com excelência de qualidade na prestação de suas atividades, o “NOC” desenvolveu um protocolo para que os clientes contem sempre com um atendimento mais célere e eficaz possível, com a finalidade de evitar transtornos e prejuízos. Os procedimentos para detecção e resolução dos problemas, contam com tecnologia de ponta, sistemas altamente sofisticados e uma equipe qualificada, a qual passa por constantes treinamentos e cursos de qualificação profissional. Primeiramente, o problema pode ser resolvido através do nosso sistema composto por hardwares e softwares; caso o problema persista o setor resolve através do atendimento remoto e, em último caso, uma equipe se desloca até o local.

De acordo com Carlos Santos, coordenador do “NOC”, o objetivo principal do setor é desenvolver a filosofia da prevenção, a fim de minimizar problemas para os clientes. “Nós estamos fortalecendo muito o atendimento remoto, porque algumas intercorrências podem ser resolvidas remotamente. Com esse tipo de atendimento eu evito perda de tempo, já que eu não preciso deslocar uma equipe até local para resolver a demanda. Esse é o principal objetivo do nosso setor, realizar o atendimento proativo, que consiste em identificar o problema, no início ou na iminência, adotar as medidas corretivas e colocar o serviço em disponibilidade para o cliente”, Explica Carlos.

Fotos: assessoria de comunicação