Quando Marty McFly (Michael J. Fox) e o Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) em 1985, há mais de 35 anos atrás, protagonizaram a famosa saga “De Volta Para o Futuro” onde existiam carros voadores, drones, ligação por vídeo, dentre outros, ninguém podia imaginar que algumas dessas invenções se tornariam uma realidade em nosso dia a dia. Após se passar mais de três décadas, com o avanço das novas tecnologias, falar sobre um carro onde o passageiro não precisa usar os pés nem as mãos para se deslocar, não parece tão espantoso quanto na época do filme.
Pois bem, nos dias atuais um veículo com essas características não é mais uma ficção, e sim uma realidade. Imagine a seguinte cena: você chama um carro pelo aplicativo, recebe a mensagem avisando que ele chegou e vai até a porta. Até aí, nada de novo. O automóvel está te esperando – mas é só o carro mesmo, sem nenhum motorista. Ele já sabe seu destino e te leva até lá por ruas em que veículos autônomos circulam em harmonia, o trânsito flui orquestrado por computadores e eventuais erros são rapidamente corrigidos pelo sistema. O que promoverá uma verdadeira revolução na segurança das estradas, praticamente zerando os acidentes de trânsito. Esse veículo, que está em faze de testes, está sendo desenvolvido pela gigante Google.
Enquanto essa maravilha tecnológica não está disponível a todos, as empresas que detêm concessões de algumas rodovias no Brasil, estão acompanhando o surgimento das novas tecnologias e implantando-as, a todos que utilizam os trechos administrados pelas concessionárias. Com mais de duas décadas atuando no segmento de tecnologia, a IPQ tem acompanhado as inovações que surgem na “prateleira” desse mercado, a fim de oferecer as melhores soluções às concessionárias de rodovias. Dentre elas, destacamos a fibra óptica subterrânea, que além de otimizar a demanda operacional das praças de pedágio, disponibiliza uma internet com qualidade e alta velocidade a todos que trafegam nessas estradas.