Além de promover soluções em segurança a todo o segmento privado (condomínios e empresas), através de suas intervenções tecnológicas, a IPQ oferece também sua tecnologia de ponta à área da segurança pública. E, para um funcionamento eficaz de um equipamento como um presídio, é necessário que sejam mantidas suas funções operacionais com um alto nível de excelência em performance. Por isso, a IPQ disponibiliza as melhores soluções em tecnologia à esse segmento, para que os equipamentos instalados obtenham resultados satisfatórios, a fim de oferecer uma rotina operacional eficaz para o bom funcionamento das unidades prisionais.
Para este segmento que precisa manter seus equipamentos em constante funcionamento, já que trabalha com o confinamento de criminosos. A IPQ monitora em tempo real todo o ambiente de rede, podendo ser câmera, sistema de alarme, controle de acesso (pessoas e veículos), data center, dentre outros. Para isso, temos um setor responsável para manter equipamentos, os quais instalamos e, que não podem ser desligados, funcionando de forma ininterrupta 24 horas por dia, sete dias por semana.
Uma das características principais contidas nas diretrizes operacionais de uma unidade prisional, é salvaguardar a vida dos detentos. Com isso, é de fundamental importância que a instalação do sistema de alarme de incêndio seja executada por uma empresa que já tem mais de vinte anos de atuação no mercado, possui equipe qualificada e só trabalha com equipamentos de alta qualidade, como é o caso da IPQ.
Ações e projetos governamentais em segurança, necessitam de uma rede com alta performance de conexão. A tecnologia GPON é um sistema ideal para atender essa demanda, já que é a comunicação ótica na velocidade de 1 Gigabit, que permite trafegar dados em grande quantidade entre transmissores e receptores. A IPQ detêm grande expertise e experiência em promover esse tipo de solução, diante dos inúmeros projetos os quais já executou a este segmento.
A tecnologia de reconhecimento facial se constitui em uma grande aliada, no combate à entrada de pessoas com informações falsas nas unidades prisionais. Em alguns casos, uma pessoa quando vai presa, passa o nome errado para os polícias e adentram no presídio com um nome falso, o que impactaria em futuros procedimentos que demorariam muito para serem descobertos e resolvidos, com a ausência dessa tecnologia.
Quando utilizamos a internet não temos noção de uma sistema de fundamental importância a qual viabiliza esse processo de navegação em qualquer ambiente, seja corporativo ou não, trata-se do backbone. Que significa “espinha dorsal”, termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. Você que é empresário ou gestor público, a IPQ oferece as melhores soluções em Backbone com tecnologia de ponta e grande expertise em suas diretrizes operacionais.
Imagens geradas através de câmeras, integradas ao CFTV, se tornaram uma grande aliada no sistema de segurança. A resolução das câmeras permitem aos operadores monitorarem de perto as expressões faciais dos presos, e entender possíveis tentativas de rebelião no presídio em uma fase inicial. Trabalhamos com câmeras de alta resolução fornecidas por grandes empresas de renome mundial e, softwares dotados com os mais avançados processos de inteligência artificial.
Essas câmeras exercem um papel de grande relevância para a segurança de um presídio, uma vez que possuem características com funcionalidades diferenciadas, como: realiza movimentos horizontais ou panorâmicos; possibilita executar deslocamentos verticais e o zoom, a qual proporciona à câmera aproximar as imagens com o movimento da lente. São ideais para o monitoramento do entorno da unidade, pois aponta suas lentes para o seu perímetro externo, com o intuito de flagrar possíveis movimentações estranhas que revelem tentativas de fugas.
Diversas empresas necessitam que a sua rede seja revitalizada, a fim de otimizarem o seu fluxo de dados com a instalação de novos equipamentos, conservando as características físicas do imóvel. Esse tipo de procedimento técnico pode ser executado para qualquer ambiente corporativo, inclusive para o segmento de presídios.
O segmento de presídios necessita muito desse tipo de sistema, uma vez que suas soluções precisam estar à frente de planejamento e ações dos detentos e, dos criminosos os quais se encontram fora das unidades que promovem suporte ilícito aos internos. A IPQ oferece ao mercado soluções em softwares, a fim de solucionar problemas inseridos em projetos simples, ou complexos.
O reconhecimento biométrico é um sistema de grande relevância para uma unidade prisional, pois tem o objetivo de identificar e controlar a população carcerária. Com ele, elimina-se a possibilidade de fraudes de documentos, agiliza a entrada e controle de visitantes e evita fugas.
A implantação desse tipo de solução traz inúmeros benefícios para uma unidade prisional. Dentre elas, destacamos a descrição o qual esse sistema oferece, já que a instalação desse tipo de técnica é composta por uma ação preventiva. Uma vez instalado, o cabeamento fica invisível ao olhar humano, evitando-se vandalismos e ações criminosas por parte dos presidiários.
É muito comum nas unidades prisionais de todo país a entrada de objetos proibidos, geralmente levados pelos visitantes. Para resolver esse tipo de ação irregular, desenvolvemos o sistema analítico de vídeo que tem a intenção de detectar qualquer tipo de utensílio transportado no momento das visitas.
Departamento Penitenciário Nacional (Brasília) – implantação de infraestrutura e rede óptica “GPON”, com aproximadamente 206 pontos para cinco presídios de segurança máxima do Departamento Penitenciário Nacional: Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará – execução de obras em infraestrutura rede óptica GPON e CFTV, para dois presídios masculinos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará.