Promover soluções tecnológicas em diversos segmentos, trata-se de uma grande contribuição de relevância social, protagonizada pela IPQ. E as soluções em fibra óptica inseridas, as quais proporcionam qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, desta vez foram implantadas no Hospital Geral de Camaçari. A unidade possui 146 leitos e, atende à 220 mil habitantes do Município de Camaçari-Ba e outros 24 circunvizinhos.
Antes das soluções implantadas pela IPQ, a unidade hospitalar apresentava problemas de lentidão no fluxo de dados de sua rede, ocasionando inviabilidade na instalação e implementação de vários serviços eletrônicos. Com essa deficiência técnica em sua estrutura, o HCG não estava oferecendo a qualidade necessária nos serviços que a população merece.
As intervenções realizadas pela IPQ na unidade hospitalar, serviram para que todos os serviços obtivessem uma maior funcionalidade, qualidade e celeridade a fim de beneficiar toda população. Como por exemplo, a implantação do sistema de prontuário eletrônico, telefonia IP com a utilização de telefones comuns, implementação de vídeo monitoramento, telemedicina e outras funções , com uma alta performance de rede.
Outro entrave o qual o hospital enfrentava, era com relação aos altos custos para manter o sistema funcionando. Como sua rede encontrava-se completamente ultrapassada os reparos eram mais constantes e complexos, consequentemente, mais onerosos. Com as soluções inseridas, os serviços foram otimizados proporcionando um processo de manutenção com uma menor periodicidade, ocasionando redução de custo.
Esse aperfeiçoamento dos serviços após a intervenção da IPQ, é ressaltada por Martinho Júnior, Coordenador de TIC do HGC. “Além da redução na infraestrutura, o que repercutiu em uma manutenção mais acessível e mais econômica, a administração e gerenciamento da rede tornou-se muito mais simples quando se compara com as tecnologias que usávamos anteriormente de cabeamento estruturado metálico”, comenta Martinho.
Foto: Google Imagens